Cametá empata com Remo no final e é Campeão

13/05/2012

REMO 2 X 2 CAMETÁ

Pelo segundo ano consecutivo o título do Campeonato Paraense vai para o interior do estado, e mais uma vez para um time comandado pelo treinador Sinomar Naves. O Cametá perdia por 2 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo, mas arrancou o empate em 4 minutos e conquistou o primeiro título de sua curta história.

O CAMPEÃO

São quase cinco anos de existência, pouco mais de dois anos e meio como clube profissional. O clube já contabiliza um título da primeira fase do Parazão em 2010 e o quarto lugar geral do campeonato nos últimos dois anos – com direito à artilharia da competição em 2011, com os 21 gols de Leandro Cearense. Em pouquíssimo tempo, o Cametá se tornou uma das forças do interior do Pará.

Em 2012, o clube venceu o primeiro turno sob o comando do técnicoCacaio, e enfrentou altos e baixos e terminou na quinta posição. De fora das semifinais, o clube se preparou por mais de um mês para a decisão, e venceu a primeira partida por 2 a 1, e conquistou a Taça Açaí com um empate heróico.

JOGO

Pressionado pelo Remo, o Cametá teve poucas chances no primeiro tempo, e as equipes terminaram empatadas sem gols. Com as mudanças feitas no intervalo, o Leão voltou melhor e dominou a partida, abrindo o placar logo aos 4 minutos com o zagueiro Juan Sosa. Aos 26 minutos o Remo chegou ao segundo gol com o artilheiro Fábio Oliveira, e colocou a mão na taça.

O “Fenômeno Azul” que lotou o Mangueirão já cantava a vitória remista quando Sinomar Naves apareceu, ou melhor, as alterações feitas pelo treinador. Aos 40 minutos, Marcelo Maciel (que entrou no intervalo) cruzou para Garrinchinha (que estava apenas há dois minutos em campo) marcar de cabeça. A velocidade dos dois jogadores mudou a cara do Cametá e mudou o jogo, e quatro minutos depois do primeiro gol o mesmo Garrinchinha arrancou em velocidade pelo campo do Remo e foi derrubado por Juan Sosa. A cobrança de Soares foi perfeita, no ângulo esquerdo de Adriano.

Nem os cinco minutos de acréscimo foram suficientes para o Remo retomar o controle da partida. O empate em 2 a 2 deu o título do Campeonato Paraense e a vaga na Série D ao Cametá, e deixa o Remo mais uma vez sem atividade no segundo semestre.

(Alexandre Nascimento / DOL)

Veja como foram os principais lances da partida:

1º TEMPO

1 minuto: Bola rolando!

2 minutos: O Remo chega primeiro ao ataque. Em cobrança de falta na intermediária, Betinho cruzou para a área e a zaga do Cametá afastou pela lateral.

3 minutos: Em mais uma tentativa remista, Fábio Oliveira arriscou de fora da área e a bola passou à esquerda do gol.

5 minutos: Bom lançamento para Jaílson no ataque do Cametá, mas a arbitragem marcou o impedimento.

7 minutos: Mais uma tentativa de cruzamento de Betinho em cobrança de falta, o goleiro Evandro subiu mais alto que o ataque remista e ficou com a bola.

9 minutos: Cássio tentou o lançamento para Cassiano, mas o passe foi forte demais e a defesa do Cametá ficou com o tiro de meta.

11 minutos: Cassiano recebeu na direita e tentou o cruzamento rasteiro para a área do Cametá, mas a zaga apareceu para cortar.

13 minutos: O Cametá teve a chance de chegar à defesa do Remo em uma cobrança de escanteio pela direita, mas Soares bateu muito mal e a zaga afastou.

16 minutos: Evandro atrasou o reinício da partida e recebeu o primeiro cartão amarelo do jogo.

18 minutos: Soares tentou o cruzamento para dentro da área remista, mas ninguém aproveitou o passe.

19 minutos: Cássio tentou o lançamento e a bola bateu no braço do jogador adversário. Falta para o Remo na intermediária do campo de ataque.

20 minutos: A cobrança de Betinho foi cortada pela zaga do Cametá. Na tentativa de contra-ataque, o goleiro Adriano saiu do gol e ficou com a bola.

22 minutos: Cassiano tentou a jogada pela direita e foi desarmado.

25 minutos: Cruzamento rasteiro de Ratinho, a zaga do Remo não consegue cortar e a bola sobra para Jaílson, Edinho se antecipou e conseguiu o corte.

26 minutos: Contra-ataque do Remo, Fábio Oliveira recebeu em velocidade, invadiu a área e na hora do chute foi travado pelo zagueiro. Cassiano ficou com a sobra, passou pelo marcador e quase foi travado pela zaga. Escanteio para o Remo.

27 minutos: O Remo pressiona com cruzamentos para a área do Cametá, mas ainda sem levar perigo.

29 minutos: Falta para o Cametá na intermediária do campo de ataque. Soares chutou com força, mas acertou a barreira remista.

31 minutos: Ricardo Capanema interrompeu o contra-ataque remista derrubando Betinho e recebeu o cartão amarelo.

33 minutos: Marciano recebeu no campo de ataque, se livrou da marcação e foi derrubado. Betinho levantou a bola na área e a zgaa do Cametá cortou mais uma.

35 minutos: Fábio Oliveira recebeu na esquerda, segurou a bola na linha de fundo e tocou atrás para Marciano, que cruzou dentro da pequena área para a chegada de Cassiano, que não conseguiu alcançar o passe.

37 minutos: Betinho tentou a arrancada no meio de campo e foi derrubado, a bola sobrou para Fábio Oliveira tentar o lançamento para Marciano, mas a defesa conseguiu interceptar o passe. No rebote, a zaga conseguiu ficar com a bola.

39 minutos: Mais uma falta na intermediária para o Remo. Betinho cruzou e a zaga não conseguiu cortar, a bola sobrou dentro da área para Juan Sosa, que tentou o chute de primeira mas pegou mal na bola e mandou por cima do gol.

41 minutos: O Remo erra muitos passes e a torcida começa a protestar nas arquibancadas.

44 minutos: Pressão do Remo, e a troca de passes no campo de ataque chegou aos pés de Marciano na entrada da área, o atacante azulino arriscou o chute e a bola desviou na zaga, saindo pela linha de fundo.

47 minutos: Fim do primeiro tempo. A pressão do Remo não surtiu efeito e o placar segue 0 a 0. Na saída de campo, Fábio Oliveira e Cassiano chegaram a discutir e precisaram ser contidos pelos companheiros.

2º TEMPO

1 minuto: Rola a bola para os últimos 45 minutos do Campeonato Paraense 2012.

1 minuto: O Remo volta diferente. Cássio saiu para a entrada de Aldivan, que jogará na lateral esquerda e Juan Sosa será deslocado para a lateral direita. No ataque, Cassiano deixou o jogo para a entrada de Joãozinho.

1 minuto: No Cametá, Marcelo Maciel entrou no lugar de Jaílson.

1 minutos: Joãozinho recebeu lançamento em velocidade pelo lado direito e foi derrubado por Ricardo Capanema. O jogador do Cametá recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O Remo tem falta perigosa a seu favor.

2 minutos: Enquanto aguardavam a cobrança de falta dentro da área do Cametá, os jogadores protagonizaram um empurra-empurra que terminou em confusão e dois cartões amarelos, um para Diego Barros do Remo e um para Soares do Cametá.

4 minutos: Gol do Remo! Betinho cobrou a falta na cabeça de Juan Sosa, que desviou no canto esquerdo do goleiro Evandro.

4 minutos: Remo 1 x 0 Cametá. O resultado leva a decisão do campeonato para os pênaltis.

5 minutos: Ratinho tentou a arrancada no campo de ataque e foi derrubado. Falta para o Cametá.

6 minutos: Soares cobrou a falta com força e acertou a barreira. No rebote, Souza tentou lançar para a área e Adriano ficou com a bola.

7 minutos: Cartão amarelo para Betinho.

8 minutos: Marciano arriscou de fora da área e a bola passou à direita do gol do Cametá.

9 minutos: Lançamento para Fábio Oliveira, o goleiro Evandro saiu do gol e dividiu com o atacante. A bola saiu pela linha de fundo.

11 minutos: Marciano dominou na entrada da área, passou pelo marcador e tentou o passe para Joãozinho, mas a zaga do Cametá apareceu para cortar.

13 minutos: Betinho acertou belo passe para Joãozinho, o atacante remista invadiu a área sozinho e tentou o chute no canto, mas bateu para fora.

15 minutos: Pressão do Remo! Em uma troca de passes no campo de ataque, Betinho avançou e arriscou de longe, a bola saiu por cima do gol.

16 minutos: Bola cruzada na área do Cametá, a zaga não conseguiu cortar e Marciano dominou de costas pro gol, girou e bateu rasteiro, mas Evandro estava bem colocado e defendeu.

19 minutos: O Remo busca o segundo gol e pressiona o Cametá.

20 minutos: Marcelo Maciel puxou o contra-ataque pelo lado direito, passou pela zaga azulina, invadiu a área em velocidade e soltou a bomba, a bola passou por cima do gol.

21 minutos: Betinho fez boa jogada individual pelo meio e tocou para Marciano dentro da área, o atacante tentou o chute de primeira e o goleiro Evandro defendeu.

22 minutos: Marciano deixa o campo para a entrada de Jayme.

23 minutos: Rafael Paty recebeu na entrada da área e procurou Marcelo Maciel, mas foi derrubado na dividida com a zaga e pediu falta. O juiz mandou seguir, e no contra-ataque, Jayme recebeu lançamento em velocidade por entre a zaga do Cametá, tentou cortar o zagueiro e também caiu na dividida, o juiz mandou o jogo seguir.

25 minutos: Soares recebeu na esquerda, cortou para o meio e arriscou o chute rasteiro de fora da área, o goleiro Adriano defendeu.

26 minutos: O Remo chega ao segundo gol! Contra-ataque remista pela direita, Joãozinho cruzou da entrada da área para Fábio Oliveira, que entrou de carrinho e marcou o segundo gol do Remo.

26 minutos: Remo 2 x 1 Cametá. Este resultado dá o título para o Clube do Remo.

26 minutos: Na comemoração do gol, Fábio Oliveira tirou a camisa e recebeu o cartão amarelo.

27 minutos: O Cametá tenta responder. Rafael Paty rolou para Marcelo Maciel, que passou pela zaga azulina e chutou para fora.

29 minutos: Betinho arriscou de longe, mas errou o alvo.

30 minutos: Bola na área do Remo e Rafael Paty desviou de cabeça, mas a bola saiu pela linha de fundo.

32 minutos: Ratinho recebeu na direita e foi derrubado por Fábio Oliveira. O atacante remista já tinha cartão amarelo, recebeu o segundo e foi expulso.

35 minutos: Contra-ataque em velocidade do Remo com Jayme, o atacante tentou avançar e foi derrubado por Romário. Falta para o Remo.

36 minutos: A troca de passes do Remo chegou aos pés de Betinho, que soltou a bomba da entrada da área e mandou para fora, mas a bola passou muito perto do gol.

37 minutos: Falta para o cametá pelo lado esquerdo, Soares tentou o cruzamento para a área mas pegou mal na bola e mandou longe do gol.

38 minutos: No Cametá, entra Garrinchinha no lugar de Souza.

38 minutos: No primeiro lance em campo, Garrinchinha recebeu pela esquerda, cortou para o meio e soltou a bomba da entrada da área buscando o ângulo, Adriano saltou e fez grande defesa colocando para escanteio.

40 minutos: Gol do Cametá! Marcelo Maciel invadiu a área remista pelo lado direito e cruzou na cabeça de Garrinchinha, que tirou do goleiro Adriano e diminuiu a vantagem remista.

40 minutos: Remo 2 x 1 Cametá. O resultado leva a decisão para os pênaltis.

41 minutos: O Remo tenta chegar, Jayme tenta a tabela com Joãozinho e a zaga do Cametá corta o lance.

43 minutos: Garrinchinha tenta a arrancada em velocidade e é derrubado por Juan Sosa. Falta perigosa para o Cametá.

44 minutos: Gol do Cametá!! Soares acertou uma bela cobrança no ângulo esquerdo de Adriano e empatou a partida.

44 minutos: Remo 2 x 2 Cametá. O Resultado dá o título ao Cametá.

46 minutos: Mudança no Cametá, Rafael Paty deixou o campo para a entrada de Gílson.

47 minutos: Jayme recebeu na direita, invadiu a área e soltou a bomba, mas a bola passou por cima do gol.

49 minutos: O Remo vai todo ao ataque. Edinho recebeu na direita e tentou o cruzamento para a área, a zaga do Cametá colocou para escanteio.

50 minutos: Na última chance do Remo, o escanteio foi cobrado para dentro da área e a zaga do Cametá conseguiu evitar a finalização. No contra-ataque, o goleiro Adriano estava no campo de ataque foi surpreendido, Marcelo Maciel arrancou em velocidade e tentou o chute da intermediária, Adenísio conseguiu cortar.

50 minutos: Fim de jogo! O Cametá conseguiu o empate e é o campeão paraense de 2012.

FICHA TÉCNICA

Remo: Adriano; Cássio (Aldivan), Edinho, Diego Barros e Juan Sosa; André, Adenísio e Betinho; Marciano (Jayme), Cassiano (Joãozinho) e Fábio Oliveira. Técnico: Flávio Lopes.

Cametá: Evandro; Pedro Henrique, Gil Cametá, Romário e Souza (Garrinchinha); Júlio César, Ricardo Capanema, Soares e Ratinho; Jaílson (Marcelo Maciel) e Rafael Paty (Gilson). Técnico: Sinomar Naves.

Local: Estádio Olímpico Mangueirão, em Belém.

Árbitro: Joelson nazareno Ferreira Cardoso.

Auxiliares: José Ricardo Guimarães Coimbra e Lúcio Ipojucan da Silva Mattos nas laterais, Joelson Silva dos Santos e Joquetan Moreira Guimarães nas linhas de fundo.

(DOL)

 

Fonte: www.radioclubedopara.com.br

Deixe uma resposta

Você precisar fazer login para comentar.