Tuna Luso Brasileira comemora 110 anos

02/01/2013

 

Além da entrada de um novo ano, neste 1ª de janeiro Belém também comemora o aniversário de um dos mais clássicos clubes de esporte paraense: a Tuno Luso Brasileira, que completa nesta terça-feira 110 anos de fundação.

O clube cruzmaltino foi fundado em 1903 por 21 marinheiros portugueses, que ancorados em Belém, entoavam canções para amenizar a saudade de Portugal, o que deu origem ao nome Tuna, que significa “Grupo de Estudantes que viajam por diversas localidades organizando concertos musicais”, e Luso, em homenagem a pátria distante.

O clube entrou no mundo do esporte apenas em 1906, quando foi criado o departamento náutico. Nove anos depois, a Tuna estreou no futebol amador e conquistou sua primeira taça, conhecida como “5 de outubro”. Desde então, conseguiu seu espaço no cenário esportivo paraense.

Entre os principais títulos do clube estão o de campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, em 1985; da Série C, em 1992, e dez títulos no Campeonato Paraense. A última conquista do clube foi o primeiro turno do Parazão de 2010.

(Gustavo Dutra/DOL com informações da Tuna)

1 resposta a Tuna Luso Brasileira comemora 110 anos

Deixe uma resposta

Você precisar fazer login para comentar.