Período do Círio marcou jogo histórico do Remo

11/10/2013

 

Há quase 14 anos, no dia 30 de outubro de 1999, o Clube do Remo viveu um dos momentos mais dramáticos e emocionantes de sua história recente no futebol profissional, porém, o feito foi marcado justamente por se passar no período em que se comemora o Círio de Nazaré.

A representatividade paraense no futebol era bem melhor do que é atualmente. Os três clubes do Pará, Remo, Paysandu e Tuna Luso Brasileira disputavam a Série B do Campeonato Brasileiro.

Com campanhas muito irregulares e na iminência do rebaixamento das três equipes, o Paysandu era o clube que tinha mais chances de fugir do descesso na 26ª e última rodada por jogar em casa contra o Bragantino-SP. Precisando de uma vitória simples para ficar na segunda divisão, o Papão foi derrotado pelo time paulista em pleno Mangueirão, por 1 a 0. A Tuna jogou no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, e foi goleada pelo Goiás, por 5 a 1. Restava ao Remo tentar honrar o futebol do estado, mas a situação era quase improvável, já que o Leão Azul não havia vencido uma partida sequer longe dos seus domínios.

O desacreditado time azulino foi até Maceió (AL), no Estádio Rei Pelé, enfrentar a equipe do CRB, que saiu na frente do placar com Daniel Edgar, que no ano seguinte vestiu a camisa do Leão Azul. O Remo empatou aos 30 minutos do primeiro tempo com Júlio César. O ponto alto e mais importante aconteceu aos 35 minutos da etapa final. O lateral-esquerdo Anderson cobrou escanteio e o atacante Scott cabeceou para decretar a primeira e única vitória do Remo fora de casa.

O momento que marcou a representatividade relacionada ao período do Círio de Nazaré ficou por conta do repórter setorista da Rádio Clube do Pará, Paulo Caxiado, que na trasmissão atribuiu a vitória heróica do Remo à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses. Caxiado comentou de forma bastante emocionada o segundo gol azulino, nomeando o tento remista de “gol da santinha” fazendo alusão à santa.

(Ronald Sales/DOL)

Deixe uma resposta

Você precisar fazer login para comentar.