MUNDIAL DE CLUBES: Principal competição de clubes começa nesta quarta

11/12/2013

 

Campinas, SP, 10 (AFI) – O tradicional Campeonato Mundial de Clubes da Fifa versão 2013 começa nesta quarta-feira, às 17 horas, com o jogo do playoff. Como nos anos anteriores, o representante do país sede (Marrocos) recebe o representante da Oceania no estreia do torneio na fase conhecida como playoff. Assim, o Raja Casablanca-MAR recebe o Auckland City-NZE.

A grande expectativa dos brasileiros para a competição é a participação do campeão da Copa Libertadores, Atlético-MG, que estreará somente nas semifinais. Como nos anos anteriores, os representante s da América do Sul e da Europa só entram na semifinal.

A Fifa reconhece apenas os Mundiais do ano de 2000, realizado no Brasil e vencido pelo Corinthians e os de 2005 até 2012 como oficiais da entidade e nesse sentido, o Brasil já tem o São Paulo (2005), o Internacional (2006) e o Corinthians (2000 e 2012) como campeões. Será a primeira participação do Atlético-MG.

A Europa já tem quatro campeões: Barcelona (2009 e 2011), Internazionale-ITA (2010), Manchester United (2008) e Milan (2007).

Regulamento
O Mundial de Clubes da Fifa reúne o campeão de cada continente mais o campeão nacional do país sede. Em jogos de mata-mata, os clubes se enfrentam, com o representante europeu e o sul-americano entrando na competição somente nas semifinais. O clube campeão leva o título de campeão mundial do ano.

Neste ano participam da competição o Atlético-MG (América do Sul), o Bayern de Munique (Europa), o Aukland City-NZE (Oceania), o Monterrey-MEX (América do Norte e América Central), o Gangzhou-CHI (Ásia), o Al Ahly-EGT (África) e o Raja Casablanca (campeão marroquino).

Deixe uma resposta

Você precisar fazer login para comentar.